top of page
ícones bananal_edited.png
equipe
Screen Shot 2025-05-10 at 14.24_edited.j
Screen Shot 2025-05-10 at 14.22_edited.j
RuasCorreSPondidas-99_edited.jpg
Screen Shot 2025-05-10 at 14.16_edited.j
RES_BANANAL_01_edited_edited.jpg
WhatsApp Image 2025-05-10 at 15.30.24.jpeg
Screen Shot 2025-05-10 at 14.17_edited.j
IMG_9016_edited.jpg
Screen Shot 2025-05-10 at 14.48_edited.j
RES_BANANAL_06_edited.jpg
RES_BANANAL_07_edited_edited.jpg
RES_BANANAL_05_edited.jpg
RES_BANANAL_11_edited.jpg
fotos perfil17_edited_edited.jpg
Screen Shot 2025-05-10 at 14.38_edited.j
Screen Shot 2025-05-10 at 14.24_edited.jpg

BRUNA AMARO

Artista co-fundadora e educadora

Artista visual, pesquisadora e educadora, Bruna é doutoranda pelo PPG-Artes da UNESP e Mestra em Estética e História da Arte pela USP (2018). Apresenta em seus trabalhos uma combinação entre pesquisas acadêmicas e temas relacionados ao carnaval, às religiosidades e à violência de gênero. A partir destes sua produção vem refletindo sobre o fazer têxtil e a reprodução de imagens com o uso das materialidades e das manualidades carnavalescas. Já participou de residências e exposições em Nova York, Berlin, Antuérpia, Rio de Janeiro e diversas em São Paulo.

 

https://www.brunaamaro.com/

https://www.instagram.com/amarobru/

Screen Shot 2025-05-10 at 14.22_edited.jpg
BRUNA XIMENES
artista co-fundadora e ilustradora

Artista, ilustradora e arte educadora, Bruna é graduada em Ilustração e Quadrinhos na Accademia di Belle Arti di Bologna (Itália, 2017), e trabalha com oficinas e ilustração para o mercado editorial e publicitário. Foi premiada na Bologna Children's Book Fair (Bologna, 2017), com seu segundo livro publicado “O Menino e o Cipó” de Bárbara Punhoesel  (Ceará, 2017) e finalista do Prêmio Jabuti pela ilustração do livro “O Dedão do Pé do Gigante” de Cláudia Souza (Editora do Brasil, 2023). É fundadora da Combustível Insólito, selo independente onde produz publicações, prints e brinquedos gráficos. 

 

www.combustivelinsolito.lojavirtualnuvem.com.br 

www.instagram.com/combustivel.insolito

RuasCorreSPondidas-99_edited.jpg
CARMEN GARCIA
artista co-fundadora e educadora

Artista, poeta e educadora, Carmen tem mestrado em Artes Visuais pela UNESP (2022). Seu trabalho utiliza as palavras como matéria, explorando a linguagem em diversos suportes, como impressão em papel, objetos, instalações, vídeo e áudio. Já participou de diversas publicações e exposições no Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, Colômbia, Austrália e Alemanha, com destaque para as individuais A mesma coisa com outro nome é outra coisa (Bananal, 2022) e Durantes: Tudo que já aconteceu ainda está acontecendo (Fábrica Braço de Prata, Lisboa, 2022).

 

www.carmengarcia.com.br

Screen Shot 2025-05-10 at 14.16_edited.jpg
CLARISSA XIMENES
curadora e fundadora

Curadora de programação na Pinacoteca de São Paulo desde 2023, Clarissa é pesquisadora e articuladora cultural, formada em Artes Visuais pela UNESP e com especializações no campo de Gestão e Produção Cultural (USP e Itaú Cultural). Constantemente participa de comissões de análise de editais para órgãos das Secretarias Estaduais e Municipais de Cultura de São Paulo. Trabalhou em projetos para diversas instituições, e nos últimos oito anos tem trabalhado com projetos artísticos em artes visuais e performáticas, com ênfase na elaboração de escrita de editais e Leis de Incentivo, além de acompanhar e articular artistas e coletivos.

www.claximenes.com

www.instagram.com/claximenes

RES_BANANAL_01_edited_edited.jpg
GABRIEL URASAKI
artista co-fundador e cenógrafo

Urasaki é artista, artesão, cozinheiro e colecionador de ofícios. Graduado em Artes Visuais pela UNESP (2013) onde cursa o mestrado. Sua produção reflete seu especial interesse pela transformação de espaços e temporalidades habitáveis, onde realiza experimentações que conjuga a performatividade dos fazeres artísticos, de construção de estruturas arquitetônicas e de intervenções na paisagem, investigando os impactos na percepção, nas dinâmicas cotidianas e nos modos de habitar.

WhatsApp Image 2025-05-10 at 15.30.24.jpeg
GABRIEL TYE
diretor de vídeo colaborador

Gabriel Tye é realizador audiovisual com experiência em documentário, vídeoarte, publicidade e animação. Bacharel em Audiovisual (Senac, 2009), atua como diretor, montador e animador. Além de curtas selecionados em diversos festivais e mostras, dirigiu "Liquidificador", premiado no Festival Primeiro Plano (2010), "Catadoras e catadores", premiado no Festival Culture Unplugged (2014) e "Cadê o bonde que passava aqui?", documentário vencedor do 3o Concurso de Documentários da TV Câmara (2020). Em projetos publicitários soma 2 Leões de Prata no Festival de Cannes e 1 prata e 2 bronzes no Festival Clio Awards.

Screen Shot 2025-05-10 at 14.17_edited.jpg
ISABELA XIMENES
publicitária fundadora

Bacharel em publicidade e propaganda pelo Mackenzie (2016) Isabela Ximenes atua há mais de 10 anos em agências publicitárias como INNOCEANl, BETC, SANTERIA, AFRICA, entre outras. Atua na área de produção audiovisual tendo diversas experiências coordenando equipes grandes campanhas e ações de marcas, sempre gerenciando os interesses entre agência, clientes e produtoras.  Deste 2023 é gerente de produção na agência DM9, tendo sido responsável por diversas campanhas premiadas, como no Festival de Cannes em 2024.

IMG_9016_edited.jpg
JULIA CONTREIRAS
Artista co-fundadora e designer 

Designer gráfica, artista visual e educadora, Julia é mestra em Design na área de experimentação gráfica pela FAU/USP (2019), onde também graduou-se em Design (2015). Explora possibilidades de deslocamentos da matriz xilográfica de seu lugar de origem por meio da investigação das formas do corpo como imagem impressa. Sua primeira exposição individual, reunindo 12 xilogravuras inéditas, aconteceu em abril de 2025 no Bananal.

www.juliacontreiras.com

@juliacontreiras

Screen Shot 2025-05-10 at 14.48_edited.jpg
JULIANA DOS SANTOS
artista co-fundadora

Artista visual, mestre em arte/educação e doutora em Artes pela UNESP, a prática de Juliana transita entre instalação, vídeo, pintura, performance e fotografia, investigando a cor azul da flor Clitória Ternátea como experiência sensível e expandida. Pesquisa as relações entre arte, história e educação, com foco em estratégias de artistas negrxs frente aos limites da representação. Foi artista residente na Academia de Belas Artes de Viena (2018) e participou da Bienal do Mercosul (12ª ed.). Teve obras incluídas no acervo da Pinacoteca do Estado na exposição Enciclopédia Negra (2021) e participou de mostras em instituições como CCSP, Museu de Arte do Rio e Frestas – Trienal de Artes do Sesc.

RES_BANANAL_06_edited.jpg
LEONARDO MATSUHEI
artista co-fundador e curador

Formado em artes visuais pela UNESP (2012), Matsuhei atua profissionalmente nas áreas de educação e curadoria de diversas instituições culturais em São Paulo, como a Fundação Bienal, Instituto Itaú Cultural e o MASP.  Sua pesquisa artística explora paisagem sonora, composição musical e produção visual em pinturas e vídeos. Tem dois EPs gravados, χZION (2015) e GION (2020) e colaborações com paisagem sonora com outros artistas e faz parte da equipe de curadoria da 36˚ Bienal de São Paulo.

RES_BANANAL_07_edited_edited.jpg
LUIS FILIPE PÔRTO
artista co-fundador e educador

Graduado em Artes Visuais pela UFES, Luis é artista e educador já tendo realizado trabalhos para instituições como Museu de Arte do Espírito Santo, Instituto Tomie Ohtake, Sesc Pompéia e Associação Cultural Videobrasil. Desde 2019 coordena o Educativo da FLIP, tendo sido responsável pela curadoria de algumas edições e a articulação territorial / educativa em Paraty. Paralelamente, realiza seu trabalho autoral, voltado principalmente à pintura e objetos com pesquisas visuais conectadas às memórias de sua infância e ao  . Já participou de exposições em Vitória, Chiado, Paris, Lisboa, Foz do Iguaçu e São Paulo.

RES_BANANAL_05_edited.jpg
MATHEUS ROMANELLI
arquiteto colaborador

Arquiteto e urbanista formado pela FAU USP (2020) e designer de interiores pelo Senac (2009), atua em projetos de arquitetura, interiores, cenografia e instalações urbanas. Foi responsável técnico pelo coletivo Foi à Feira, com obras como Bonde Monumento (2019) e Objeto Horizonte (2020). Lecionou linguagem arquitetônica e integrou o escritório NPC Grupo Arquitetura, colaborando em projetos como o Sesc Compostagem e o restauro do Liceu Pasteur. Atualmente, é o arquiteto sênior do núcleo de arquitetura da FLIP, em Paraty. Seus interesses incluem conforto ambiental e estruturas sustentáveis em madeira laminada colada.

RES_BANANAL_11_edited.jpg
MÔNICA CHAN
artista co-fundadora

Artista visual sino-brasileira formada pela UNESP, Mônica mora entre São Paulo e Canadá. Sua produção artística parte da tradução de experiências, memórias e reflexões pessoais em composições visuais que dialogam com matéria, imagem e objeto. Trabalha principalmente com madeira reutilizada, parafina, materiais translúcidos e objetos encontrados, investigando as múltiplas camadas de significado presentes nas coisas do cotidiano. Seu trabalho busca tensionar o limiar entre a presença física dos objetos e as representações mentais que deles formamos, revelando atmosferas sensoriais e afetivas que habitam o espaço da memória.

fotos perfil17_edited_edited.jpg
PAULO DELGADO
artista colaborador

Mestre em Artes (2024) e Licenciado em Artes Visuais (2016) pela USP, Paulo Delgado tem especial interesse pelas relações entre arte e educação, assim como as construções simbólicas e de memória pública. Sua produção artística se concentra em instalações, performances e ações a partir do conceito de Plástica Social e da linguagem têxtil. Já atuou como diretor de arte, curador e redator de conteúdo especializado em arte e foi professor no ensino básico bilíngue e em ateliês livres e exposições. Possui um projeto de poesia chamado Cartopoesia de Bolso Para Viajantes Inacabados, que em 2023 também assumiu a forma de podcast. Desde 2024, coordena o Language&Arts, projeto que oferece aulas de língua espanhola, inglesa e portuguesa de forma ativa, combinando jogos e arte. Atualmente conclui a graduação em Letras (FFLCH/USP) e também atua como tradutor, revisor e professor.

Portfolio virtual

https://www.paulodelgado.net

 

Instagram / Social network

https://www.instagram.com/la.pau.lo/

https://www.instagram.com/cartopoesias/

Screen Shot 2025-05-10 at 14.38_edited.jpg
RAYZA MUCUNÃ
designer colaboradora

Mestre em design gráfico pela FAU/USP, Rayza atua profissionalmente no desenvolvimento de projetos interdisciplinares em design gráfico, especialmente na área editorial e audiovisual. É membro do coletivo Foi à Feira desde 2009, através do qual experimenta com fanzines, fotografia analógica e intervenção urbana. Foi vencedora do 2º Prêmio Ronaldo Barbosa de Design Gráfico Universitário (2012), semifinalista do Prêmio Movimento HotSpot na categoria design gráfico (2013) e vencedora do primeiro lugar no 23º Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini (2013).

PROAC bananal 2025_regua logos_site1.png
BANANAL ARTE E CULTURA |  Rua Lavradio, 237, Barra Funda, São Paulo - SP
bottom of page